Pisos neutros e tons que remetam a natureza são ideais na tendência Neotenic Design
Sabe quando você vê um filhote peludo no Instagram e sente uma onda instantânea de felicidade? Ou se pega com um sorriso bobo enquanto olha para um bebê fofinho? Isso é o que o Neotenic Design proporciona.
Mas afinal, o que é Neotenic Design?
Na última década, designs infantis e que despertam encantamento têm surgido em diversos projetos. Móveis, iluminação e objetos decorativos começaram a ser produzidos com configurações anatômicas e proporções exageradas – rostos grandes, pernas grossas e pés arredondados.
Essa nova tendência, faz parte do movimento chamado Neotenic Design, em que “Neoteny” é descrito simplesmente como “a retenção de características juvenis”, mas de forma a trazer boas lembranças e sensações as pessoas, através de uma aparência suave e arredondada que provoca uma resposta emocional positiva, tornando-se também relevante na indústria do design para a criação de produtos com maiores níveis de satisfação do usuário.
Móveis com formas espessas e exageradas, cantos arredondados que remetem a natureza e formas orgânicas, todos com o mesmo tamanho de forma a trazer a sensação de familiaridade e aconchego. Como contraponto, a utilização da opção por monomaterial, formados por pisos cerâmicos e decoração mais minimalistas e neutras, criam o equilíbrio e a sobriedade que os espaços pedem.
Você já conhecia essa tendência? Gostou desse conteúdo?